domingo, 20 de novembro de 2011

"PROJETO CARTAS"

Professora: Rita de Cássia
4º ano A matutino/vespertino
Língua Portuguesa

Gênero Textual - carta

Em tempos tecnológicos, a carta deu lugar a muitos emails que são transmitidos em segundos. Mas ainda assim, a correspondência - chegando por baixo da porta da maioria das casas - desperta a curiosidade e o interesse das pessoas. Antes da existência dos modernos meios de comunicação, essa era a única forma de comunicação à distância.

Dados da aula
4aulas de 50 minutos cada.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:


  •  Conhecer a organização linguística do gênero carta(local, saudação,mensagem, despedida e assinatura);
  • Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal/informal) na escrita de cartas;
  • Produzir o gênero estudado para ser enviado a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua(formal/informal) de falar e escrever, usado para comunicar.


Antes do início das atividades propostas, ter uma conversa inicial com o objetivo de contextualizar o que será lido, a fim de que os alunos possam antecipar ideias e obter informações de que irão auxiliar sua compreensão.

Atividade 1
Ler o texto: A magia das cartas




Espera-se que, com e a partir da leitura do texto,os alunos se sintam à vontade para falar sobre o assunto. Durante o tempo em que estiverem conversando sobre as questões propostas na atividade, ir listando na lousa as diferentes respostas dadas. Em seguida, peça que leiam os motivos que levam uns a escreverem, outros a não escreverem.
Atividade 2
Ler a carta xerocada e responder:




Atividade 3

Produção de texto

Pedir aos alunos que escrevam uma carta endereçada a amigos ou parentes que não veem há tempo, pedindo notícias e contando as novidades. Depois de escrever a carta para a pessoa escolhida, cada aluno cuidou de todos os detalhes importantes: destinatário, remetente. endereços , CEP e selo.

Auto Avaliação

 Depois de revisar o texto escrito, o próprio aluno respondeu as perguntas sugeridas:


  • Eu escrevi um texto formal ou informal?

  • Coloquei todos os elementos de uma carta?

  • Cometi erros ortográficos?

  • Quais?


Atividade 4

Visita ao Correio

Para entender todo o processo de postagem a turma visitou a Agência dos Correios na Avenida Eufrasina Martins Fernandes nº 826. Com suas cartas em mãos,os alunos puderam acompanhar todas as etapas. Na sequência o funcionário Osny Alves explicou aos alunos a respeito da caixa postal e todo procedimento para que as pessoas possam adquiri-las e sua utilidade. Os alunos ficaram felizes por terem sido bem recebidos e pelas explicações obtidas. Foi uma experiência inesquecível.

De volta à escola passamos na sorveteria e tomamos sorvete.

Que delícia!!!


terça-feira, 15 de novembro de 2011

Atividade 3.5: Currículo

Currículo é um conjunto de saberes e objetivos que abrange toda aprendizagem que ocorre na escola, sendo utilizado para orientação do professor.
Assim sendo, os projetos que foram desenvolvidos durante o curso, contemplaram tanto os conteúdos inseridos no Currículo Formal (quantidade, números, cores, letras, alfabeto, localização geográfica, entre outros), quanto no Currículo Oculto (respeitar o próximo, identificar e reconhecer preferências, conhecer e tolerar diferenças, desenvolver autonomia, entre outros).
Considerando que o currículo abrange toda aprendizagem que ocorre na escola, o uso das tecnologias faz parte do currículo, pois se trata de um recurso didático que potencializa o ato de ensinar e aprender.

3.4 \"Relato de projetos de trabalho"

O nosso projeto foi elaborado a partir da conversa de roda com a turma. Percebemos que durante o desenvolvimento houve dúvidas com relação ao tema, as quais foram sanadas. Acreditamos que houve um bom aproveitamento da turma com relação ao projeto.

Atividade 3.3 Planejamento do Projeto

3.1 “Contextualizando a mudança:da teoria à prática”

Desenvolvo com meus alunos a prática dialógica dando oportunidade para que eles coloquem suas opiniões, dúvidas, curiosidades, fazendo com que busquem a construção do conhecimento, pois com um diálogo e sempre positivo, o aluno fica feliz em saber que o professor gosta de ouvi-los e aprendem a respeitar quando um colega está com a palavra.
Acredito que com esse diálogo é que vejo os pontos negativos e positivos que deixei para meus alunos se alcancei meus objetivos propostos, e assim dando continuidade no meu trabalho.