domingo, 20 de novembro de 2011

"PROJETO CARTAS"

Professora: Rita de Cássia
4º ano A matutino/vespertino
Língua Portuguesa

Gênero Textual - carta

Em tempos tecnológicos, a carta deu lugar a muitos emails que são transmitidos em segundos. Mas ainda assim, a correspondência - chegando por baixo da porta da maioria das casas - desperta a curiosidade e o interesse das pessoas. Antes da existência dos modernos meios de comunicação, essa era a única forma de comunicação à distância.

Dados da aula
4aulas de 50 minutos cada.

O que o aluno poderá aprender com esta aula:


  •  Conhecer a organização linguística do gênero carta(local, saudação,mensagem, despedida e assinatura);
  • Identificar e diferenciar o registro de linguagem (formal/informal) na escrita de cartas;
  • Produzir o gênero estudado para ser enviado a diferentes destinatários, empregando adequadamente o registro da língua(formal/informal) de falar e escrever, usado para comunicar.


Antes do início das atividades propostas, ter uma conversa inicial com o objetivo de contextualizar o que será lido, a fim de que os alunos possam antecipar ideias e obter informações de que irão auxiliar sua compreensão.

Atividade 1
Ler o texto: A magia das cartas




Espera-se que, com e a partir da leitura do texto,os alunos se sintam à vontade para falar sobre o assunto. Durante o tempo em que estiverem conversando sobre as questões propostas na atividade, ir listando na lousa as diferentes respostas dadas. Em seguida, peça que leiam os motivos que levam uns a escreverem, outros a não escreverem.
Atividade 2
Ler a carta xerocada e responder:




Atividade 3

Produção de texto

Pedir aos alunos que escrevam uma carta endereçada a amigos ou parentes que não veem há tempo, pedindo notícias e contando as novidades. Depois de escrever a carta para a pessoa escolhida, cada aluno cuidou de todos os detalhes importantes: destinatário, remetente. endereços , CEP e selo.

Auto Avaliação

 Depois de revisar o texto escrito, o próprio aluno respondeu as perguntas sugeridas:


  • Eu escrevi um texto formal ou informal?

  • Coloquei todos os elementos de uma carta?

  • Cometi erros ortográficos?

  • Quais?


Atividade 4

Visita ao Correio

Para entender todo o processo de postagem a turma visitou a Agência dos Correios na Avenida Eufrasina Martins Fernandes nº 826. Com suas cartas em mãos,os alunos puderam acompanhar todas as etapas. Na sequência o funcionário Osny Alves explicou aos alunos a respeito da caixa postal e todo procedimento para que as pessoas possam adquiri-las e sua utilidade. Os alunos ficaram felizes por terem sido bem recebidos e pelas explicações obtidas. Foi uma experiência inesquecível.

De volta à escola passamos na sorveteria e tomamos sorvete.

Que delícia!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário